Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Nem tudo o que é bom, é o melhor para nós......

domingo, 4 de março de 2012

Disque 190, emergência!

Rápido, é caso de vida ou morte! A coitada da gramática, com suas amigas ortografia e conjugação verbal estão nas últimas, mas ainda reuniram forças e mandaram uma mensagem de seus leitos moribundos. Elas vêm sendo ameaçadas há muito tempo, mas agora com os e-mails e as redes sociais, estão quase abotoando o paletó de madeira!
Muita gente acha que falar inglês e espanhol vai abrir as portas das oportunidades e, ultimamente, tem até quem se disponha a aprender mandarim. Mas honestamente, se você não DOMINA a sua própria língua, aquela que você fala desde que nasceu, vai ser difícil se dar bem em outra. Além disso, já pensou estar em uma reunião importante e soltar um “a gente vamos” ou “eu vou ir lá”? Ui… que medo!
Estamos vivendo o que chamo de EEE “Epidemia da Escrita Enigmática”, ou seja, aquela que temos que adivinhar o que quer dizer aquele monte de letras mal organizadas, sem pontuação, sem vírgula e sem qualquer acento… Por favor, não se acostume a esse massacre da Língua Portuguesa e avise a todos que puder que:
  • Voçê não existe. Ç só precede a, o, u.
  • Derrepente ou Derepente, também não, só De repente.
  • Usem os infinitivos: dormir, sair, ler e não essa nova “moda” dormí, saí, lê.
  • Não existe menas, nem seje, nem esteje.
  • Não existe porissoconcertezacom migo,  indentidademortandelasalchicha
  • A hora também não é meio-dia e meio e sim meio-dia e meia (de meia hora).
  • Esqueça o obrigado se você é mulher. Para nós é obrigada.
  • Agente é uma profissão. A variação de nós é a gente.
  • Há vem do verbo haver. Não tem “há… que dia lindo!” Mas sim “Ah… que dia lindo!”
  • Mim não conjuga verbos. Não existe para mim saber só para eu saber.
Veja um exemplo de comentário postado anonimamente para a Cris Cardoso aqui no blog. São poucas linhas, mas o suficiente para conter cerca de 20 erros!
d. Cris isso é muito forte e sabe de uma coisa essa mensagem falou tanto comigo porque todos esses pensamentos vem a minha mente que eu não sou capaz , que eu sou fraca, mas se a palavra de Deus diz que eu sou forte, então eu sou forte, logo no começo eu não sabia como detelos, agora lendo a mensagem sei.. e realmente esses posts tem me ajudado porque constantemente esses pensamentos vem a minha mente.
um abraço d. cris que Deus abençoe a senhra
Veja como poderia ter sido escrito sem alterar o que a leitora disse:
D. Cris, isso é muito forte! E sabe de uma coisa? Essa mensagem falou tanto comigo! Porque todos esses pensamentos vêm à minha mente: que eu não sou capaz, que eu sou fraca, mas se a Palavra de Deus diz que sou forte, então eu sou forte. Logo no começo eu não sabia como detê-los, agora lendo a mensagem sei. E realmente esses posts têm me ajudado, porque constantemente esses pensamentos vêm à minha mente. Um abraço, D. Cris, que Deus abençoe a senhora!
Por isso, a dica da semana é a seguinte:
  • Compre um bom dicionário e leia-o de vez em quando para aumentar o seu vocabulário. Consulte-o sempre em caso de dúvida. Dicionário é o pai dos espertos e não dos burros, como dizem por aí. Não confie em qualquer informação da internet!
  • Nunca envie um e-mail, escreva nas redes sociais ou termine um texto sem lê-lo pausadamente e verificando se está correto ANTES de enviar. Faça disso uma lei.
  • Leia mais. Muita gente diz que não tem tempo, mas se você andar sempre com um bom livro na bolsa, vai ver que a fila do banco, do supermercado ou aquele tempo esperando o ônibus será bem mais produtivo e menos enfadonho.
  • Veja os cem erros mais comuns em:http://www.culturatura.com.br/gramatica/ortografia/erros.htm
  • Não tenha vergonha de perguntar e, se achar necessário, compre um livro de gramática e volte a estudar. Vergonha é escrever do jeito que se vê por aí…

Nenhum comentário:

Postar um comentário