Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Nem tudo o que é bom, é o melhor para nós......

terça-feira, 17 de abril de 2012

30 Centímetros!

30 Centímetros

   30 cm. Talvez você pense em uma régua escolar ao ver essa medida, mas vai muito além disso. 30 cm separam um vencedor de um derrotado.
   30 cm é a distância média entre o cérebro e o coração em um ser humano adulto. O espaço onde ocorre uma batalha contínua e incansável para descobrir quem vai dominar a sua vida.
   Na mente se formam as idéias, com seus argumentos, prós e contras, tudo muito bem especificado. Quem vive guiado pela mente discerne muito bem o certo do errado, honra o seu caráter e assume a responsabilidade das suas ações.
   No coração nascem os sofismas*, com todos os seus enganos, falsos conselhos, e ilusões. Quem vive guiado pelo coração é capaz de fazer o errado, excusar-se do erro  e culpar os outros pelo seu sofrimento.
   A batalha mente-coração começou junto com a criação do homem e da mulher. Quem nunca ouviu a história de Adão e Eva, a serpente e o fruto proibido? Muita gente condena os dois por terem comido o tal fruto, mas fazem coisa semelhante nos dias de hoje! 
   Vou resumir a história de Eva pra exemplificar bem: Deus proibiu que o homem e a mulher comessem do fruto de uma determinada árvore alegando que aquele que dela comesse, certamente morreria. É, mas mesmo sabendo da proibição divina, Eva aproximou-se da árvore... A serpente (que simboliza a voz do coração) convenceu Eva de que a ordem de Deus não foi bem do jeito que Ele falara, que não haveria problemas se ela comesse do fruto... Ela comeu e deu também para o seu marido. Quando Deus perguntou a Eva o que ela tinha feito, essa Lhe respondeu: "a serpente me deu do fruto e eu comi".
   Trazendo para os dias atuais, vamos usar uma situação muito comum hoje: a traição e separação no casamento.
   Assim como Eva sabia que não deveria cobiçar o fruto, um homem casado sabe que é errado olhar com segundas intenções para uma mulher que não seja a sua, mas, levado pelo seu coração o faz. Não só a cobiça como comete o adultério fisicamente, não pensa em nada além de malditos minutos de prazer. Não lembra da esposa, dos filhos, dos seus sonhos. Assim como Eva também não lembrou de nada que Deus a prometera.
   A serpente disse a Eva que ela não morreria, e, de fato, fisicamente não morreu, mas a sua infelicidade era pior que a morte. A traição multila toda uma família. A esposa dedicada, os filhos que tinham no  pai um exemplo, o próprio esposo e pai, que perde o respeito da sua casa. Mas, movidos pelo coração, eles não pensam em absolutamente nada. Alguns homens já sofreram nas suas próprias famílias com a separação dos seus pais pelo mesmo motivo, mas não pensam, e fazem exatamente a mesma coisa com os seus filhos.E, no final de tudo, tentam culpar os outros pela sua infelicidade.
   Esse é só uma das inúmeras formas de atuação da voz do coração. Todas as vezes que você der ouvidos ao seu coração, colherá, inevitavelmente frutos dolorosos de suportar. Em compensação, se der ouvidos à sua mente, pensar antes de cada decisão, com certeza terá sucesso em tudo o que fizer.
   São apenas 30 cm de distância, mas a escolha de qual dos dois seguir transforma por completo a sua vida.
   Forte abraço.


*Sofisma: Argumento que parece correto, mas que, na verdade, leva ao erro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário